terça-feira, 20 de agosto de 2013

Culinária Japonesa


Kare Rice


O nome do prato é uma associação em relação ao nome em inglês (curry rice), que descreve muito bem do que ele é composto: arroz com curry. Também são acrescentados alguns outros ingredientes como cebola, cenoura, batata e carne (que pode ser de boi, frango ou porco).

Lamen


Bastante conhecido aqui no Brasil pela popularização do miojo, o Lamen é ainda mais popular no Japão. Mas bem diferente daqui, lá há uma infinidade de maneiras para ser servido, com os mais diversos tipos de acompanhamentos. Lá também há restaurantes especializados em Lamen (as Lamen House). Obs: Também é possível escrever a palavra com “r”: Ramen.

                                                              Gyudon



Simplificando o prato, o Gyudon é carne com cebola sobre uma tigela de arroz, cozida em um molho levemente adocicado. Bastante popular no Japão, possui até redes de fast food especializadas em Gyudon.

                                                                    Sukiyaki



Bastante popular, o Sukiyaki é um prato que é feito à mesa, em uma grande “frigideira”. Consiste em fatias finas de carne bovina, cozidas na manteiga, com diversos ingredientes como cebola, udon (macarrão japonês), acelga, shimeji e um molho a base de shoyu e saquê. É bastante comum colocar ovo no owan (tigela feita para comer Sukiyaki).

                                                           Sushi



Popularmente conhecido aqui no Brasil, por causa do grande número de restaurantes japoneses, o sushi é um “bolinho” de arroz, que pode ser combinado com peixe, frutos do mar, vegetais, frutas e até ovo. Como há muitas variedades de sushi, existem vários nomes para eles, como futomaki e kappamaki.

                                                         Sashimi



Pedaços bem finos de carne crua de animais, normalmente carne de peixe. Podem ser servidos com wasabi, alga e shoyu. No Japão, há algumas alternativas além de carne de peixe, por exemplo, carne de cavalo e carne de veado.

                                                              Manju



Uma das mais tradicionais sobremesas japonesas, o manju é composto basicamente por farinha, arroz e uma “pasta” de feijão (doce). Entre suas variedades mais comuns, estão o Manju de Chá Verde e o de água. Além disso, há também diferenças de recheios e massa de acordo com a região do país.

                                                 Moti ou Mochi



O Moti é um doce de arroz, mas feito com um arroz especial, o motigome, um pouco mais calórico que o normal. É bastante popular no Japão, já que possui um festival próprio (o Mochitsuki), além de ser servido em ocasiões especiais, como casamentos e aniversários. Também é um alimento bem comum na ceia de ano novo japonesa.


Alguns dos doces japoneses

Tratando-se do japão, muitos podem dizer que juntar "japoneses" e "estranhos" numa mesma frase é pleonasmo, quase como falar "subir para cima". E antes que achem que eu estou chamando eles de esquisitos, o que quero dizer com a palavra 'estranho' é que são diferentes.

Voltando aos doces, já devem ter ouvido falar de sorvetes dos mais diversos sabores, tal qual sorvete de feijão. Também ter ouvido falar, quem sabe provado, outros doces mais diferentes ainda. Aqui vai uma listinha com apenas 20 nomes, depois de lerem, digam: quais vocês encarariam?

1 - Este pode ser um pouco sexista, mas aí vai mulheres: Estão insatisfeitas com o tamanho do seus bustos? Querem que aumentem? Os vendedores do Bust Up Gum, "Chicle Aumento de Busto", dizem que ele pode aumentar e firmar seus seios. Também dizem que mascando ele, vai melhorar a aparência de seus cabelos e unhas...





Bem... Ao menos a embalagem é bonita.

2 - Yuzu Kit Kat. Kit Kat já se tornou bem conhecido aqui no Brasil, mas no Japão ele até já tem versão alternativa. Esta tem Yuzu ,uma cruza de Limão e Lima feita pelos Japoneses, e pimenta  adicionados à receita... Sim, também tem pimenta. Não que chocolate e pimenta seja algo novo por aqui, mas qual será o sabor deste Kit Kat cítrico e apimentado?


3- Chicle No Time. Para quem não teve tempo de escovar os dentes, pegue um, masque e 'voila'... Ou quase lá. e.e'


4 - Suplitol Tongkat Ali Gum for Men. Nada mais nada menos que um chicle... Suplemento para homens. Sim, suplemento em chicle, mas ele não apenas melhora o desempenho, ele ajuda na disfunção erétil. Feito com ervas da região da Malásia, algumas outras ervas e até mesmo guaraná. O slogan é mais ou menos "para homens que querem permanecer jovens, fortes e sexualmente ativos uma vida inteira"... Os marombeiros piram, cara. (Sem ofensas, é claro)


5 - Echizen Kurage Candy, o caramelo de água-viva. O doce é feito de Echizen Kurage, uma água-viva de cerca de 2 metros de comprimento e 200 quilos. SIM, 200 QUILOS.
Tá aí uma foto da bichinha:



Ela também é conhecida como "água-viva de Nomura". Graciosa, não?

Voltando ao doce, estudantes da 'Escola de Pesca de Obama' desenvolveram um doce de caramelo com esta água-viva, só não sei dizer que parte dela.


Ah, o doce de água-viva também está disponível na versão biscoito.


6 - Every Burger, o chocolate em formato de hambúrguer, para aqueles que não aguentam mais comer chocolate em barra ou em forma de tartaruga.


E, claro (ou não tão claro), para aqueles que não curtem muito chocolate ou nem podem comer chocolate, mas ainda assim curtem hambúrguer... 'Bala de Hambúrguer'.



7 - Ika. Primeiro fatie a lula, depois desidrate e então, com muito carinho, cubra-a com chocolate...





Os Franceses fizeram com formigas... Por que não com lulas? Go go go, Japão.

8 - Balas de Okonomiaki, da mesma empresa da já citada bala de hambúrguer, vem mais uma criação (hey, balas de comida estão em alta no Japão, ok?)... Maionese, repolho, rabanete e aromas abundantes nesta pílula...


9 - Voltando a falar de balas de caramelo, mas pulando de águas-vivas para carneiros, que tal um com sabor de carne de carneiro grelhada? Vegetarianos gon' hate.


10 - Mas os vegetarianos não ficam de fora na terra do sol nascente. O 10 doce é PepperFruit. Este é feito de um mix de frutas com peppercorn, os grãos de uma pimenta... Bom, teoricamente é fruta com fruta e não fica tão estranho, fica?


11 - Aos que já estavam esquecendo das balas de comida, lá vai mais uma. Takoyaki Drops, balas de Takoyaki. Takoyakis são bolinhos feitos com polvo muito populares no Japão e já mencionados aqui no blog. Os bolinhos geralmente são acompanhados de maionese japonesa e cebolinha picada... Dizem que o gosto destas balas parece com o de uma refeição...


Fico imaginando qual seria a versão de algo assim aqui no Brasil... Bala sabor churrasco-de-domingo ou lasanha-da-mamãe?

12 - Cake Soda... Este é para beber, Refrigerante de Bolo. Provavelmente vai te causar algumas cáries, mas sempre lembrem que podem mascar um No Time quando preciso.


13 - Cerveja de chocolate. Os japoneses não são os primeiros a misturar cerveja e chocolate, mas né... É do Japão, e quando é do Japão é sempre mais legal (?). xD


14 - Green Mil Tea Kit Kat. Mais uma versão japonesa de Kit Kat, este tem sabor de chá de limão com leite. Os britânicos é que iriam gostar de algo assim, imagino eu.


15 - Propaganda Política... Sim, doces com propaganda política, se tratando do Brasil dariam diarreias tremendas, aposto. De qualquer forma, parece que os Japoneses se interessaram pelas campanhas políticas de 2008 nos Estados Unidos tanto quanto os estado-unidenses.



Isto me faz pensar em muitas piadas... Muitas...

16 - Drug Candies... Não, eles não vão deixar pessoa alguma loucona, pelo menos não é a ideia... xD
Estas balas tem suplementos para dar energia ou aumentar suas funções cerebrais...


Alguém compra e me da ao menos a caixa? xD

17 - Arte de Chocolate... Sim, são pequenas estatuas de chocolate, geralmente feitas para serem dadas como presente no Valentine's Day... E antes que alguma guria fique feliz, lembrem-se, no Japão os chocolates do Valentine's Day vão apenas para os homens.



Vê um em forma de Gundam para mim, por favor? :B

18 - Gummy Choco... Balas de goma cobertas de chocolate. Você sabe que uma. :B





19 - Chicle de Café... Sim, para um bafo de café mais longo. Mas, quem se importa com hálito? Café é sempre café acima de tudo. O problema é não querer engolir.


E aí? Os doces estão ficando muito normais? Vamos lá, o que será o último?

MAS, antes disto, um parênteses: Não é possível falar de doces e Japão sem mencionar FIT's, a goma de mascar com uma das propagandas mais conhecidas na internet, ou pelo menos já teve a sua época.


Sem mais delongas, o último doce de nossa lista.

20 - Deviled Egg Candy... Traduzido ao pé da letra, doce de ovo picante. Lembra aquela ideia de doces com formato de comida de verdade e afins, claro, fugiu um pouco da ideia central.



BEBIDAS

Amazake


Amazake (japonês: 甘酒) é um vinho de arroz japonês doce, de teor alcoólico baixo, fabricado pela fermentação do arroz. Amazake remonta ao Período Kofun e é mencionado na Nihonshoki. Ele faz parte da família de comidas japonesas tradicionais que são preparadas utilizando-se Aspergillus oryzae (, kōji?), entre as quais estão missô, shoyu e saquê.
Uma forma mais simples de preparar a bebida é misturar água, sake kasu (uma espécie de massa de arroz prensada, que é subproduto da fabricação do saquê), temperos (como açúcar, gengibre e uma pitada de sal), e aquecer. A bebida resultante, porém, tem teor alcoólico levemente mais alto

                                                               Genmaicha



Genmaicha (玄米茶? "chá arroz marrom") é o nome em japonês para chá verde combinado com arroz marrom torrado. Algumas vezes esta chá é chamado de "chá pipoca" porque alguns grãos de arroz estouram quando são torrados. Este tipo de chá era originalmente bebido pelos japoneses pobres, já que o arroz funcionava como um preenchimento e reduzia o preço do chá; hoje em dia ele é consumido por todos os segmentos da sociedade.
O chá obtido desta folhas possui uma coloração amarelo-clara. Seu sabor é suave e combina o sabor do chá verde com o aroma do arroz torrado.
Genmaicha também é vendido misturado com matcha (chá verde em pó). Este produto é chamado Matcha-iri genmaicha (lit. Genmaicha com chá verde em pó adicionado). Matcha-iri genmaicha possui um sabor similar ao genmaicha puro mas é mais forte e possui uma coloração mais esverdeada.

                                                                    Matcha



Matcha e doce tradicional
Matcha (抹茶? AFI[matːɕa]) é uma variedade de chá verde em pó, usada particularmente na cerimônia do chá japonesa, bem como para temperar e colorir comidas, como macarrões mochi e soba, o sorvete de chá verde e uma variedade de wagashi (confeitos japoneses).

                                                                     Nigori



Garrafa e taças de saquê nigori
Nigorizake (濁り酒, にごりざけ?), doburoku (濁酒, どぶろく?) ou apenas nigori é um vinho de arroz japonês. É também, mais concretamente, um tipo de saquê.
O seu nome pode traduzir-se de certa forma como nebuloso, dado o seu aspecto branco e turvo, semelhante a nevoeiro. O saquê normal é na maior parte dos casos filtrado de forma a serem removidos os pedaços de grãos que permanecem após o processo de fermentação. Ao contrário deste, o nigori não é filtrado, obtendo-se uma bebida de aspecto mais turvo.
O nigori é normalmente o mais doce dos saquês, com um cheiro frutado e um sabor suave, que o tornam uma bebida adequada para acompanhar pratos condimentados ou para ser consumida como digestivo. Antes de servir, a garrafa deve ser agitada para que os sedimentos se misturem bem com o saquê, de forma a se obterem a gama completa de sabor e o seu aspecto característico.
Deve ser servido bem frio e colocado num balde de gelo, para manter a temperatura enquanto não é servido novamente. Tal como acontece na generalidade dos saquês, após a abertura, a garrafa deve ser consumida na totalidade, dado que uma vez aberta a bebida começa a oxidar, alterando-se o seu sabor.

                                                         Ramune


(em japonês: ラムネ) ou Lamune é uma bebida gasosa não-alcoólica do tipo soda limonada fabricada no Japão. A palavra é uma corruptela do inglês lemonade, pois tanto a soda quanto as garrafas originais eram importadas do Reino Unido.



Sake


Garrafas de diferentes marcas de saquê
Saquê (português brasileiro) ou saqué (português europeu) (em japonês: , sake, também お酒, osake e 日本酒, nihonshu) é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz; tomada geralmente quente e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento.
A primeira produção de saquê de que se tem notícia data do século III e ocorreu em Nara, antiga capital japonesa. Diversas regiões do país o produzem, mas a região que leva a fama de fabricar o melhor saquê é o distrito de Fushimi, em Kyoto. Existem hoje em torno de 1.600 fabricantes de saquê no Japão. No Brasil, a bebida é produzida por empresas como a Sakura e a Azuma Kirin. Grande variedade de saquês brasileiros e japoneses podem ser encontrados em lojas no bairro da Liberdade, em São Paulo.

                                                                       Shochu



Uma garrafa e duas caixas de shochu japonês.
Shochu (em japonês: , Shōchū) é uma bebida destilada típica do Japão. Costuma ser destilada a partir da cevada, batata doce ou arroz, e tem uma graduação alcoólica de cerca de 25% (menos que o uísque ou a vodca, porém mais que o vinho e o saquê). Alguns shochus, que são destilados múltiplas vezes durante o processo, e costumam ser usados em misturas com outras bebidas, podem chegar a 35%.
Embora Kyushu seja tradicionalmente considerada a terra natal do shochu, ele é produzido por todo o Japão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário